Proteína SIM! Mas em que alimentos?

Bem-Estar

A proteína é a base nutricional para qualquer atleta que pretenda ganhar massa muscular e consequentemente força, melhorando assim o seu desempenho e de uma forma geral o seu aspeto físico e bem estar. Para que o músculo cresça, é necessário um consumo adequado de proteínas de origem animal, que encontramos essencialmente na carne e nos ovos. Mas a ingestão de proteína é também benéfica para o reforço do sistema imunológico, para melhorar o aspeto da pele e do cabelo (no primeiro caso a proteína é responsável pela formação de colagénio, substância que dá firmeza à pele, e no segundo da queratina, nutriente essencial para a saúde dos cabelos). As proteínas protegem ainda as articulações – o que é um plus para os atletas!

A quantidade necessária a ingerir por dia varia consoante o peso e a atividade física de cada pessoa. Mas de uma forma geral digamos que um adulto que pratica musculação deveria ingerir até 2g de proteína por kg de peso.

Quais as melhores fontes de proteína?

O peito de frango (por ser uma carne magra). O peixe, nomeadamente os peixes gordos por ainda serem fonte de ácidos gordos essenciais e ómega 3, os ovos, e o fígado (as chamadas “iscas”). Todos eles apresentam quantidades de proteína elevada, cuja ingestão deve no entanto ser repartida ao longo do dia – note-se que para uma melhor hipertrofia muscular e recuperação mais rápida é essencial ingerir proteína no pré e pós treino. Reparta, mas consuma. Uma dieta rica em proteína é essencial para todo o atleta que queira desenvolver massa muscular e… definir.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *