Lesões musculares? Saiba como preveni-las!

Saúde

Ninguém está livre de, de um dia para o outro, fazer uma lesão muscular durante a prática de exercício físico! Pode acontecer que as lesões sejam mais propensas a determinado tipo de pessoas – quer por motivos genéticos como pelo tipo de alimentação que estas praticam (fatores de risco). Mas é certo que, uma vez sendo desportista, é difícil que uma lesão não venha, mais tarde ou mais cedo, a acontecer.

A prevenção é por isso importante.

Trabalhar no fortalecimento muscular e na correta prescrição da carga e repouso para determinado tipo de pessoa, via acompanhamento profissional, é na maior parte dos casos meio caminho andado para um treino mais “seguro”. O repouso não é, neste caso, menos importante do que o treino em si, já que muitas lesões acontecem, também, por falta de descanso e sono inadequado; o que torna impossível a recuperação dos tecidos, originando-se assim a mazela.

Alongar bem antes e pós o treino é muito importante (preparação para o treino e relaxamento muscular), assim como aquecer o músculo antes de qualquer exercício. Aqueça-o com movimentos similares aos que vai repetir durante o treino, mas com uma intensidade e impacto menor. A escolha de roupa e calçado confortável é um must para quem treina e a hidratação é outro fator que não pode ser negligenciado. Hidrate-se ao longo do dia e não apenas durante o treino. Coma bem – a alimentação vai ajudá-lo a recuperar do treino e a evitar lesões. Por fim, descanse. Se procura uma performance e um rendimento maior, sem comprometer músculos e articulações, recorra aos suplementos. Eles ajudam!

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